A Semana Europeia da Mobilidade é uma campanha europeia que decorre anualmente tendo este ano como tema o «Espaço Público Partilhado». Esta iniciativa promove a mobilidade sustentável e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida nos nossos municípios.
Nesse sentido, colaborámos com a Câmara Municipal de Condeixa e convidámos especialistas em mobilidade sustentável vindos da academia e da sociedade civil para uma sessão aberta ao público no passado dia 17 de setembro 2024, no auditório do Museu PO.RO.S. em Condeixa. Esta foi a primeira vez que Condeixa participou nesta campanha.
O grande destaque desta sessão foi, do nosso ponto de vista, o anúncio da CM Condeixa da compromisso de implementar em Condeixa o projeto CicloExpresso para promover comboios de bicicletas: grupos de crianças que vão para a escola de bicicleta, acompanhadas por adultos monitores. Tal como um «comboio» convencional, o CicloExpresso tem um percurso e horário definidos, e qualquer criança pode ir nele até à escola. A apresentação do André Dias da Bicicultura começa aqui: 01:09:30.
Recomendamos vivamente também apresentação do Mário Alves, fundador da MUBi — Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta: Por um novo paradigma de Mobilidade: uma transição urgente e fundamental. (01:26:25)
João Monteiro — munícipe de Condeixa, investigador no CITTA e fundador da Reabilita Coimbra — falou-nos da importância de andar a pé e de bicicleta e dos problemas inerentes à dispersão territorial da Região de Coimbra.
Bruno Cunha apresentou o Plano Municipal de Ação Climática que recentemente foi objeto de um contributo conjunto dos coletivos Condeixa Para Pessoas e Coimbr’a Pedal.
00:06:10 Apresentação Plano Municipal de Ação Climática (Bruno Cunha — Bizfuture)
00:48:15 Cidades em Movimento: O Poder dos Modos Ativos (João Monteiro — Reabilita Coimbra)
01:09:30 CicloExpresso: Condeixa tem pedalada! (André Peres Dias — Bicicultura)
01:26:25 Por um novo paradigma de Mobilidade: uma transição urgente e fundamental (Mário Alves — MUBi)
01:53:04 Encerramento (Nuno Moita — CM Condeixa)
Deixe um comentário