Comboios a Pé e de Bicicleta

Neste final de ano letivo 2024/2025, em preparação para o projeto «Condeixa tem pedalada», planeado pela CM de Condeixa e pela Bicicultura, estamos a organizar dois comboios de bicicleta e a pé, em jeito de projeto piloto, com o apoio de vários pais e professores voluntários, da associação PAIS+, e da Youth.cdx. Inscreva-se aqui.

Faremos dois comboios nos dias 17 e 24 de junho.

O que são comboios de bicicleta e a pé?

Estes «comboios» são grupos organizados de crianças que vão a pé ou de bicicleta para a escola, acompanhadas por adultos voluntários (os «maquinistas»), seguindo percursos com paragens e horários pré-definidos.

Com esta iniciativa, pretendemos promover a autonomia infantil, o convívio comunitário e a segurança nas imediações escolares.

Em vários municípios e agrupamentos escolares, este género de iniciativa tem sido apoiado no âmbito de políticas públicas de mobilidade escolar, p. ex.: CicloExpresso e PéPedal. Alguns vídeos de iniciativas semelhantes: Lisboa (#1, #2, #3), Aveiro (#1, #2), Braga, Palmela, Almada, entre outros.

Cá em Condeixa, já fizemos alguns mini-comboios durante o mês de maio com pais e voluntários:

Quais serão os percursos e horários?

Os percursos e horários serão construídos em função das inscrições, mas criámos desde já estas rotas preliminares. Tipicamente, cada comboio é feito uma vez por semana e apenas no sentido casa-escola.

Quais são as regras de funcionamento?

Para os comboios de bicicleta:

  • Asseguramos a presença de, no mínimo, 1 maquinista por cada 4 crianças. Um maquinista principal deve seguir à frente e outro atrás. Os restantes maquinistas devem fazer caixa de segurança ao lado das crianças e cortar o trânsito nas interseções, quando necessário.
  • Não devem seguir mais do que duas pessoas lado a lado, sendo que a criança fica sempre do lado de dentro.
  • As crianças nunca podem ultrapassar o maquinista principal.
  • O código da estrada deve sempre ser cumprido. Os comboios não devem seguir em passeios nem em contramão. Devem assinalar as viragens e aproveitar o percurso para transmitir as boas práticas aos mais pequenos.
  • Os horários das paragens devem ser cumpridos.
  • As crianças devem manter alguma distância entre elas para evitar quedas no caso de paragens rápidas, mas manter a coesão do comboio.
  • As crianças devem circular com calma, sem competições, e sem se encostarem demasiado às bermas ou aos carros estacionados.

Como me posso inscrever?

Através deste formulário.

Mais questões?

Pode colocar-nos questões por email ou pelo WhatsApp.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *